Seguro Saúde Empresarial

Converse com um Consultor

Deixe seus dados, um consultor entrará em contato em breve.

Apesar de ser o benefício mais valorizado por 74,6% dos brasileiros*, o seguro saúde representa o maior gasto das empresas depois do salário. E esse custo aumenta ano após ano.

*Fonte: Pesquisa dos Profissionais Brasileiros – Catho 2014

Revise o seguro da sua empresa com a Pulso Seguros, e encontre as soluções que você precisa, com o melhor atendimento e suporte do mercado.

A saúde e o bem-estar dos colaboradores de uma equipe são fundamentais para garantir um ambiente de trabalho tranquilo, mais produtividade e motivação na equipe. Sabendo disso, desde pequenas a grandes empresas já começaram a aderir ao Plano de Saúde Empresarial, que é um investimento imprescindível, pois a longo prazo pode gerar resultados benéficos tanto para o empregador quanto para o colaborador.

Porém, com tantas opções de plano de saúde para empresas, diversidade de coberturas e atendimentos, escolher um Plano de Saúde Empresarial requer assessoria de um consultor especializado no segmento de planos de saúde.

O que é o Plano de Saúde Empresarial?

Considerando a situação de esperas longas e atendimento precário do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, os planos de saúde se tornaram uma alternativa para a população brasileira.

Plano de Saúde para Empresas é uma alternativa mais acessível para as pessoas que querem prezar pela segurança e saúde, com valores reduzidos em relação aos planos de saúde individuais ou familiares.

Categorizado na modalidade coletiva, o plano de saúde corporativo é dedicado a organizações que possuem CNPJ, podendo ser a partir de microempresas. Ele acolhe diversas pessoas e seus dependentes, desde que elas estejam vinculadas a uma mesma empresa.

As principais diferenças do Plano de Saúde para Empresas (PME) para o plano coletivo por adesão são que:

  • O plano empresarial engloba apenas pessoas com um vínculo empregatício com a empresa contratante;
  • A modalidade coletiva por adesão é contratada apenas por pessoas jurídicas de caráter profissional (sindicatos, conselhos e associações).

Apesar dessas diferenças, o maior benefício duas modalidades de planos é que eles são mais atrativos à população pelo preço mais barato que planos individuais e/ou contratados por pessoa física.

Isso porque grandes empresas tem maior poder de negociação com as operadoras e os beneficiários do plano podem receber descontos na mensalidade, isenção de carência e outras vantagens que falaremos a seguir.

Como funciona o Plano de Saúde Empresarial?

O Plano de Saúde para Empresas funciona da seguinte forma: uma pessoa jurídica estabelece contrato com uma operadora de plano de saúde ou outra empresa autorizada a realizar a comercialização dos planos.

Para aderir ao PME, a organização contratante deve ter um CNPJ e no mínimo duas ou três vidas, entre titulares e dependentes, mas não há limite de número de vidas.

Independentemente da operadora contratada, todo plano para empresas é categorizado pelo número de vidas e tipos de benefícios extras além da cobertura convencional (como, por exemplo, serviços Premium).

Ao disponibilizar o plano de saúde para os funcionários, não necessariamente eles são obrigados a contratar, pois há as seguintes possibilidades de contratação:

  • Modalidade opcional, em que apenas alguns colaboradores aderem;
  • Modalidade compulsória, em que todas as vidas da empresa são obrigadas a aderir.

A principal diferença entre essas modalidades é que normalmente o método compulsório possui mais benefícios para os colaboradores.

Além disso, os funcionários podem optar pelo pagamento por mensalidade, que engloba uma projeção de custo de todos os procedimentos, ou o pagamento por coparticipação, em que o valor da mensalidade é menor, mas o beneficiário paga uma porcentagem máxima para cada procedimento utilizado.

Conforme condições comerciais de cada operadora de plano de saúde, podem ser dependentes do plano de saúde corporativo parentes de 1º a 3º grau consanguíneo e cônjuge e/ou companheiro.

Quais as vantagens do Plano de Saúde Empresarial?

As principais vantagens do Plano de Saúde Empresarial para os colaboradores são:

  • Maior proteção e atendimento em caso de acidente no ambiente de trabalho;
  • O atendimento e os procedimentos do Plano de Saúde para Empresas funcionam da mesma forma que um plano individual, não afetando o cuidado com o beneficiário;
  • O preço do plano corporativo pode sair até 30% mais barato que os planos individuais e dependendo do acordo da empresa com a operadora, ele pode sair completamente gratuito para o colaborador;
  • A maioria dos planos de saúde empresariais permitem incluir membros da família do beneficiário, o que garante mais segurança e saúde para toda a família do colaborador;
  • A ANS define que a partir de 30 vidas na empresa, o prazo de carência deve ser reduzido obrigatoriamente;
  • As empresas podem contratar planos de abrangência nacional ou regional, de acordo com a necessidade de atendimento.  Os planos de abrangência nacional, oferecem mais segurança para o beneficiário em viagens fora de seu estado/ município.

Outros benefícios do PME para os empresários envolvem:

  • Maior produtividade na empresa, graças ao aumento do bem-estar e a motivação dos funcionários;
  • Reduz as taxas de absenteísmo na empresa, pois o colaborador se sente mais satisfeito em comparecer ao ambiente de trabalho e começa a se tratar com medicina preventiva, reduzindo as faltas por doença;
  • Agrega valor à empresa e fortalece uma imagem em relação ao mercado de organização que se preocupa com a satisfação e bem-estar da equipe;
  • É ideal para pequenas empresas, pois, como elas possuem naturalmente um ambiente mais familiar, os colaboradores tendem a se sentir mais satisfeitos ao receberem tal benefício;
  • A ANS não regula os reajustes de precificação dos planos empresariais, o que permite maior negociação entre a operadora e empresa;

E caso ainda haja alguma dúvida por parte do empregador se o plano de saúde corporativo é realmente necessário, é válido analisar a pesquisa realizada pela Catho em 2014, que identificou que mais de 70% dos funcionários categorizam o Plano de Saúde Empresarial como um fator decisivo na hora de escolher uma vaga de emprego.

A mesma pesquisa também identificou que os candidatos às vagas consideram os PMEs como o benefício mais importante de uma empresa. Isso demonstra que o plano empresarial é ainda um diferencial competitivo para a empresa contratante.

Quais são as coberturas oferecidas no Plano de Saúde Empresarial?

No momento da contratação de um plano de saúde corporativo, a organização tem a possibilidade de aderir aos seguintes tipos de cobertura:

  • Cobertura Ambulatorial, modalidade que cobre consultas e exames em laboratório, alguns tratamentos, como a quimioterapia, mas não inclui nenhum tipo de internação;
  • Cobertura Hospitalar, em que há cobertura de internações, exames complementares, taxas cirúrgicas e materiais utilizados na internação;
  • Cobertura Hospitalar com Obstetrícia, que cobre internações, exames complementares, taxas e materiais cirúrgicos da internação, mas também inclui a cobertura para exames pré-natal, acompanhamento de gestação e todos os gastos relativos ao parto e ao recém-nascido;

Dessa forma, a cobertura de todos procedimentos é a que inclui a Cobertura Ambulatorial + Hospitalar + Obstetrícia.

Além desses modelos de cobertura, a empresa pode escolher entre contratar um plano de abrangência regional, ou seja, apenas em alguns estados estabelecidos pela operadora, ou de abrangência nacional, em que os colaboradores têm acesso aos benefícios do plano de saúde em qualquer estado do Brasil.